O Carnaval está chegando e com ele vêm os blocos, as viagens, os dias fora da rotina e, claro, a dúvida de quem treina: dá pra curtir a folia sem prejudicar os treinos?
A boa notícia é que sim. Com alguns ajustes simples, é possível aproveitar o Carnaval e manter a consistência nos treinos, sem culpa e sem exageros.
Confira:
Se a rotina vai mudar, o treino também precisa se adaptar. A dica é olhar a semana do Carnaval com antecedência e reorganizar os horários:
Mais importante do que treinar muito é não parar completamente.
Durante o Carnaval, nem sempre dá para fazer aquele treino completo e está tudo bem. Treinos mais curtos podem ser grandes aliados:
O objetivo é manter o corpo ativo, não bater recordes.
Bloco de rua também é movimento. Caminhar, dançar, ficar horas em pé e se deslocar pela cidade exigem energia do corpo.
Claro, não substitui totalmente o treino, mas ajuda a manter o corpo em movimento.
Carnaval combina com calor, multidão e menos horas de sono, sendo tudo o que impacta diretamente o desempenho físico.
Alguns cuidados fazem diferença, como:
Treinar cansado demais pode aumentar o risco de lesões.
Talvez o pace não seja o mesmo e talvez o treino não saia perfeito. Está tudo bem.
O Carnaval dura poucos dias, mas a consistência é construída ao longo do ano. Às vezes, manter o hábito já é uma vitória.
Depois do Carnaval, evite querer “compensar” os dias fora da rotina.
O ideal é:
Mais importante do que recuperar tempo é evitar lesões.
Treinar no Carnaval não é sobre rigidez, é sobre equilíbrio. Com planejamento e bom senso, dá para curtir a folia, manter o corpo ativo e voltar à rotina sem perder o ritmo.
Porque, no fim das contas, constância não é fazer tudo perfeito, é continuar, mesmo quando a rotina muda.
Conheça alguns dos nossos eventos e curta a folia:
Até mais!