Outubro Rosa: Somos importantes uns para os outros

Neste mês, vivemos a campanha "Outubro Rosa", uma ação voltada para as mulheres se prevenirem contra o câncer de mama.

Por Anderson do Prado – Pinduca em 02/10/2023

Outubro Rosa: Somos importantes uns para os outros

 

Neste mês, vivemos a campanha "Outubro Rosa", uma ação voltada para as mulheres se prevenirem contra o câncer de mama.

 

Muitas realizações são direcionadas para que as mulheres despertem e se encorajem a fazer uma consulta médica e o exame de mamografia, pois já sabemos que a descoberta precoce do câncer aumenta significativamente as chances de cura, evitando grandes sofrimentos e a morte.

 

Sob o olhar da psicanálise, que cuida da subjetividade do ser humano, conduzindo uma análise para que o paciente busque desenvolver mais consciência sobre as suas decisões e venha a viver uma vida mais leve, e também sobre as relações humanas, onde, ele ou ela, reconhece a importância e a influência do "outro" em nossas vidas, quero chamar a atenção nesse texto para os homens.

 

Toda mulher possui ao seu lado um homem no qual ela possui uma admiração, uma amizade, um respeito ou um amor, por isso, é provável que ela tenha uma escuta atenta à fala deste homem.

 

Sendo assim, esta mensagem será destinada para que TODOS os homens, nesse mês de outubro, escolham as mulheres que estão em suas vidas para convidá-las a se prevenirem contra o câncer de mama.

 

Será um desafio positivo para cada homem expressar para as suas mulheres a importância delas em sua vida e que estará à disposição não só para lembrá-las sobre a campanha, mas também para acompanhá-las nas consultas e exames médicos necessários.

 

Assim, se a psicanálise nos apresenta a importância do "outro" em nossas vidas, este é o momento de transformar essa importância em amor e cuidado.

 

Esteja ao lado das mulheres com quem você convive e juntos escolham o caminho para a prevenção do câncer de mama e para a vida mais saudável.

 

Isso certamente vai tornar o mundo melhor e mais feliz.

 

Autor: Anderson do Prado – Pinduca

Psicanalista e Profissional do Esporte